Nossa História
O Ballet Manguinhos é uma instituição que atua há 10 anos em mais de 20 favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro.
A ONG foi fundada por Daiana Ferreira e teve seu início com aulas de ballet que contavam com apenas 70 alunas nos fundos de uma igreja. Ao longo dos anos muitas mudanças aconteceram e histórias foram contadas na ponta dos pés.
Em 2020, após passar por muitas lares, foi possível conquistar o seu maior sonho ao adquirir uma sede própria com mais de 600m², que conta com 3 salas de ballet totalmente equipadas, sendo uma delas também sala de circo, sala de comunicação e de esportes.
Infelizmente em 2021, sofreu a sua maior perda com o falecimento da sua fundadora e diretora Daiana Ferreira. Apesar disso a ONG seguiu firme levando a palavra resistência como sinônimo e adjetivo dentro das suas paredes.
Hoje o Ballet Manguinhos conta com 410 alunos, oferecendo aulas de ballet, dança contemporânea, dança moderna e circo. Além de aulas de boxe para meninas e mulheres, e cursos de informática. A história da instituição já impactou mais de 5 mil vidas ao longo de sua trajetória.
E persiste em seguir diariamente a sua missão: transformar a vida de meninas e mulheres, através do acesso à cultura, educação e esporte, fomentando a cidadania e buscando diversidade e inclusão.
“Fortalecer através da arte e leitura as trajetórias dessas crianças, adolescentes e jovens como escolha forte para a vida. A dança como elemento de socialização, ampliação dos sentidos, liberdade e cidadania. A arte como antidestino e agente propulsor de novas oportunidades para a vida.”
DAIANA DOS SANTOS – DIRETORA (em memória)